quarta-feira, 19 de maio de 2010

Blogagem Coletiva


Participem da primeira blogagem coletiva em defesa dos direitos das crianças alérgicas em terem acesso às fórmulas especiais para sua alimentação!

A alergia alimentar é uma reação adversa a alguns alimentos com envolvimento do sistema imunológico e vem crescendo a sua prevalência assustadoramente. O ideal para prevenir a alergia alimentar é que a mãe amamente em dieta de restrição do alérgeno em questão, amamente exclusivamente até os seis meses e continue amamentando por pelo menos dois anos.

No entanto sabemos que às vezes isso não é possível e a criança necessita se alimentar com fórmulas especiais: são os hidrolisados protéicos e as fórmulas à base de aminoácidos livres. Essas fórmulas possuem alto custo (podem chegar a custar R$ 500,00 uma lata de 400g). Esse valor elevado é inviável para a maioria das famílias brasileiras e por isso a necessidade de recorrer ao governo.

Infelizmente muitas vezes o direito de acesso às fórmulas não é garantido. De diversas maneiras isso acontece: não se têm acesso às fórmulas por não conseguir ingressar no programa de dispensação, atrasos na distribuição de quem já faz parte do programa, redução no quantitativo total sem avaliar a real necessidade da criança, ente outros.

É um verdadeiro descaso e um desrespeito o que vem acontecendo e nossos gestores estão esquecidos de uma premissa básica na nossa Constituição Federal: Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Por isso convocamos todos vocês para participarem dessa blogagem coletiva!

No dia 05 de junho de 2010 publique um texto, uma foto, uma música a respeito da alergia alimentar e denuncie o descaso do poder público em relação a quem precisa das fórmulas de alto custo para alimentar seu filho. Espalhe essa idéia no orkut, blog, twitter, facebook, tumblr, feedly, fotolog.....

Pelos nossos direitos!

Bianca Gouveia
Presidente da ABAPAA

3 comentários:

  1. Tô nessa !
    Taí um assunto que me revolta!

    ResponderExcluir
  2. BIANCA AMEI O ABAPAA QUE DEUS ABENÇÕE EM CADA PROJETO VOU ESTAR ORANDO POR VCS

    ResponderExcluir
  3. OLÁ... ENCONTREI PLA PRIMEIRA VEZ ESSE SITE... ME ANIMOU MUITO.. POIS ENCONTREI E ATÉ HJ ENCONTRO MUITA DIFICULDADE COM PRODUTOS A BASE DE SOJA P/ A MINHA BEBê...TERIA Q TER MAIS DIVUGAÇÃO A RESPEITO COMO COMERCIAIS, E NOS MERCADOS NEM SE ENCONTRA MUITA VARIEDADE TBM.
    FIKA MUITO DIFICIL SEM A AJUDA DE PRODUTORES EMPRESARIOS...

    ResponderExcluir