sábado, 5 de junho de 2010




A alergia alimentar é uma reação adversa a alimentos envolvendo mecanismos imunológicos. A fração do alimento capaz de desencadear a alergia é a proteína. Em palavras mais simples, o corpo identifica a proteína do alimento como algo nocivo e ativa o sistema imune que por sua vez desencadeia uma série de reações com o objetivo de “destruir o inimigo”, inclusive com a produção de anticorpos.

O modelo de estudo mais utilizado pela ciência é a alergia à proteína do leite de vaca (APLV) por isso quando se fala em alergia alimentar o que se escuta e se lê nos artigos é a respeito da APLV. Mas sabe-se que cerca de 90% das reações são causadas por um grupo de oito alimentos: leite de vaca, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar. Vale ressaltar, entretanto que qualquer alimento pode causar reações de hipersensibilidade.

Não podemos também exagerar e creditar qualquer reação à alergia alimentar. Existe uma gama de reações adversas a alimentos com sintomas parecidos sem a dependência do sistema imunológico, como as reações tóxicas e as intolerâncias. O caso mais comum de confusão é a intolerância à lactose, uma doença diferente da APLV com tratamento e prognóstico diferenciado também. A intolerância à lactose é a dificuldade em realizar a digestão do açúcar do leite (lactose) por falta da enzima responsável. Não existe alergia à lactose!

Os sintomas da alergia alimentar dependem do mecanismo imunológico envolvido. A sintomatologia é vasta, acomete diversos órgãos, principalmente os sistemas digestivo e respiratório, e a pele. Entre os sintomas mais comuns temos: diarréia, vômitos, sangue nas fezes, urticária, edema de olhos e boca, crises de asma, reações anafiláticas, déficit de crescimento e desenvolvimento, choro, cólicas, irritabilidade e prisão de ventre.

Você sabia que uma em cada três crianças que apresentam dermatite atópica tem APLV?

Você sabia que uma em cada dez crianças com cólicas exarcebadas tem APLV?

Você sabia que uma em cada três crianças com doença do refluxo gastroesofágico tem APLV?


A Alergia a proteína do leite de vaca (APLV) é responsável por mais de 2/3 dos casos de alergia alimentar na infância.

Algumas crianças necessitam utilizar como alimento as fórmulas hidrolisadas ou a base de aminoácidos livres que possuem um elevado custo. Imagine dispor de R$ 7.500,00 por mês somente com a compra das latas para alimentar seu filho? Que situação não é?

É necessário a nosssa mobilização para que exista uma dispensação pelo governo regulamentada por lei! Vamos discutir essa questão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário