quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Descaso!!!!!!!!! NITERÓI ESTÁ SEM NEOCATE!

Mais uma vez temos os nossos direitos tolhidos por esse governo que só luta por seus próprios interesses. Enquanto isso nossas crianças morrem!!!!!!!!

Vou transcrever uma carta que recebi de uma mãe de Niterói.

Vamos repassar para os nossos contatos. Só faremos valer nossos direitos quando lutarmos juntos!

"Prezados,

Venho através deste email mais uma vez pedir ajuda. Como muitos já sabem sou mãe da Maria Carolina (3anos e 1 meses) e Maria Fernanda (2 anos).

Maria Fernanda é portadora de alergia alimentar severa a todos os leites e carnes (inclusive rã), ovos, trigo, aveia dentre outros... Com isso a fonte de proteínas para Fernanda é muito escassa, componente essencial no desenvolvimento de uma criança.

Para o nutricionista Romero Teixeira a principal função das proteínas no nosso organismo é sem dúvida a de constituir os nossos músculos e vísceras. A proteína muscular tem a função de executar a contração muscular, função primordial que possibilita movimentarmos. Dentre outras funções de extrema importância são as proteínas que constituem os hormônios que regulam o funcionamento dos mais diversos órgãos do nosso corpo e têm aquelas com o objetivo de defender o nosso corpo de agentes agressores - são os anticorpos. O mesmo ainda explica que as necessidades proteíca varia em cada fase da vida do ser huamno, sendo necessários 1,2g/kg/dia para crianças de 2 à 3 anos.

PAra ofertar a quantidade de proteínas necessária ao desenvolvimento infantil, foi prescrito pela médica que acompanha Fefê, à ingestão diária de uma fórmula a base de aminoácidos livres chamada NEOCATE. Porém o custo desta fórmula é extremamente alto, podendo chegar a até R$500,00 por cada lata de 400g ( dura em média 3 dias ).

Segundo o Art. 196 da constituição Federal de 1988, “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”, com isso, a prefeitura de Niterói possui um programa onde através do Ambulatorio Municipal de Alergia Alimentar - AMAA, fornece, ou pelo menos vinha fornecendo, o NEOCATE e outras fórmulas.

A situação se repete... em dezembro de 2009 sofremos com a falta da fórmula por quase 3 meses. Graças a bondade de muitas mães que integram as redes sociais, recebemos algumas latas de neocate ajudando a passar pela fase terrível da falta do produto. Por 4 meses o fornecimento foi à contento porém há duas semanas a entrega do neocate foi suspenso. A prefeitura alega problemas burocráticos com a licitação de nova firma para compra do produto.

ESta situação é crítica não só para minha família, mas para outras mães do Municipio de Niteroi que vivem este drama. Havendo dentre estes casos crianças que só podem ingerir Neocate e água.

Enquanto os BUROCRATAS resolvem estas questões o que eu faço com minha filha? Explico para suas células que elas devem aguardar a prefeitura resolver sua desorganização administrativa?

Segue em anexo algumas reportagens que esta situação repercutiu na mídia, incluindo audio da entrevista feita ontem pela CBN.

Peço que divulguem esta mensagem, por favor.

Att!

PAula Flores 21-94329079

André Marcelo - 21-93997722


04 de agosto de 2010

Audio da entrevista para CBN em 03 de agosto de 2010

http://cbn.globoradio.globo.com/Player/player.htm?audio=2010%2Fnoticias%2Fniteroi_100803&OAS_sitepage=cbn/riodejaneiro'%20width='475'%20height='193'%20marginheight='0'%20marginwidth='0'%20frameborder='0'%20scrolling='no'%20bgcolor='

Matérias com participação das mães de niterói.

http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1484842-9097,00-FALTA+LEITE+ESPECIAL+EM+NITEROI+E+CRIANCAS+DOENTES+QUASE+PASSAM+FOME.html
http://oglobo.globo.com/rio/bairros/default.asp?palavra=neocate
http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2010/2/criancas_com_alergia_ficam_sem_alimento_63525.html

Estas duas matérias surgiram após a matéria de niterói. Tasmbém são mães das redes sociais da internet.
http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1544588-9097,00.html
http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1497038-9097,00.html

Estes links abaixo não tem participação de Niterói, mas possuem boas matérias.

http://videos.r7.com/atencao-alergia-a-alimentos-pode-levar-a-morte/idmedia/bcbf77defc3e194d9d7c3e6124bb684e.html
http://videos.r7.com/intolerancia-alimentar-cresce-no-brasil/idmedia/bf1feb43c1223145b2e3424e195ab2b1.html

Referências>

Proteínas: As verdadeiras Fontes de Vida. Portal Boa Saúde. Acesso em 03/08/2010, Link: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3400&ReturnCatID=1775

Constituição Federal de 1988. Art. 196.


Paula Vanessa Peclat Flores
Prof. Assistente I - UFF/PURO
Departamento Interdisciplinar - RIR
Curso Enfermagem e Licenciatura
SIAPE. 1375508
CEL. 22-9213.6373

2 comentários:

  1. De = PAula Flores - MAe da MAria Fernanda
    Bianca, obrigada pela rapida divulgação. A situação é triste e revoltante. O governo de Niterói está deixando 2010 ser um ano de descaso total com a população.. As chuvas destruiram a cidade que ainda sofre as consequencias, a saude publica largada as traças e a ordem publica a pior possivel... Aquele que um dia foi o melhor municipio para se viver num país se tornou hoje sinonimo de descaso e desrepeito com o cidadão.
    Obrigada pela ajuda de sempre.
    bj
    Paula e Cia

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou Marcia Borges, advogada em Porto Alegre/RS.
    Tenhop trabalhado exclusivamente com pedidos de medicamentos especiais, para crianças especiais.
    Aqui no RS estamos tendo resultados muito positivos.
    Pesquisando quanto aos outros estados, me deparei com esta notícia.
    Se ainda estiverem sema medicação e quiserem uma orientação, entrem em contato comigo através do email marcia@borgesadv.com
    Atencionamento.
    Marcia Borges

    ResponderExcluir