segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Leite de Vaca no Programa "Bom Dia Brasil"

Hoje quando cheguei em casa do trabalho, liguei a televisão e estava passando a reprise do programa Bom Dia Brasil, na Globo News. Justamente no momento que era veiculada a reportagem sobre o consumo do leite de vaca. Lógico, parei o que estava fazendo para assistir. Falava sobre o leite de vaca e sua importância nutricional, que não questiono. O leite de vaca é uma excelente fonte de proteína e cálcio, e todos sabem disso.

No entanto, algumas pessoas não podem ou não querem ingerir o leite de vaca. Por vários motivos: intolerância lactose, APLV, conduta religiosa, porque é vegana, enfim.... O que me motivou a escrever esse texto foi uma informação um tanto quanto perigosa, que pode ser encontrada inclusive no site do programa (Bom Dia Brasil) e que diz o seguinte:

"Mas algumas pessoas têm alergia ao leite e precisam de substitutos. E aí, o que fazer?
A pessoa que tem alergia ao leite de vaca normalmente apresenta uma boa tolerância ao leite de cabra", diz a professora Licínia."


Na verdade não é bem assim.... Essa informação não procede do ponto de vista científico. A sociedade americana de pediatria (APP), a sociedade européia de gastroenterologia, hepatologia e nutrição pediátrica (ESPGHAN) e a sociedade brasileira de pediatria (SBP) NÃO recomendam essa conduta devido ao alto potencial alergênico das proteínas presentes no leite de cabra. Essa informação pode ser confirmada nos diversos artigos científicos, inclusive está presente no primeiro consenso brasileiro sobre alergia alimentar, publicado em 2008. Transcrevo na íntegra o trecho do consenso: "O leite de outros mamíferos (caprinos e ovinos) por sua similaridade antigênica ao leite de vaca não apresentam vantagem na sua utilização como preventivos da alergia à proteína do leite de vaca. Vale ressaltar que 90% das crianças com alergia à proteína do leite de vaca apresentam também reação alérgica ao leite de cabra e ao de ovelha". Ressalto que neste parágrafo não se recomenda a utilização de leite de cabra como prevenção mas no decorrer do consenso o leite de cabra não é sequer mencionado no tratamento da APLV. Reafirmando então que a conduta mencionada pela nutricionista não é recomendação no tratamento/prevenção da APLV.

Enviei uma mensagem para a Rede Globo, comentando o fato, explicando o equívoco e me colocando à disposição para quaisquer esclarecimentos que me são cabíveis. Acredito que por ser uma emissora séria em breve teremos um retorno.

Mas fica aqui o alerta! Leite de Cabra não deve ser utilizado por crianças com APLV!

Nenhum comentário:

Postar um comentário