sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A História da Giovana

Minha filha é alérgica e teve reações com um leite que agora é entregue pelo Maria Zélia.

Com três meses de idade ela foi internada por 5 dias na UTI do Hospital São Luiz Anália Franco e posteriormente foi diagnosticada a alergia, inclusive mediante comprovação através de exames laboratoriais. Desde então, foi inscrita no programa AME Maria Zélia e vinha recebendo a fórmula infantil especial NEOCATE e encontrava-se sem nenhum sintoma alérgico.

Há uma semana atrás, o governo disponibilizou um produto concorrente para a mesma finalidade, o AMINOMED, do laboratório alemão Comidamed, importado pela empresa CMW.

Após introdução desta fórmula, que diziam ser similar ao Neocate, todos os sintomas da alergia voltaram: diarréia líquida, tosse, secreção, dermatite atópica, vômitos e barriga estufada.

Procurei auxílio junto a pediatra e ela me recomendou a suspensão imediata do AMINOMED e reintrodução do NEOCATE. Feito isto, observei que os sintomas desapareceram e a minha filha melhorou consideravelmente. A pediatra comentou que a grande diferença entre os dois leites é que o substituto do NEOCATE tem óleo de peixe e muitas crianças com alergia a proteína do leite também tem essa restrição.

O que me chamou a atenção no AMINOMED foi a apresentação de uma etiqueta na tampa do produto, sem nenhuma identificação, onde recomenda uma dosagem diferente da apresentada no rótulo original da lata.

No dia 29/09/2010, fui até a ouvidoria do Ministério da Saúde do Estado de São Paulo e soube que parte do lote do AMINOMED foi recolhido e que existem outras crianças na mesma situação que a minha filha.

Não estou interessada em saber sobre o pregão / licitação, do produto que continha o menor preço unitário ou não, o que eu preciso saber é como vou fazer de agora em diante pra conseguir suprir a necessidade da minha filha.

Foi me dito com todas as letras que se a minha filha não tinha se dado com o AMINOMED e o governo não iria mais comprar o NEOCATE , então MINHA FILHA IRÁ FICAR SEM LEITE.

O Neocate é uma fórmula muito cara, uma lata em média custa 350 e dura no máximo 3 dias. Não cabe no meu orçamento, até porque estou desempregada. Daria, por mês, mais de 6 mil reais.

Estou no desespero, o que eu faço?

Dados adicionais

AMINOMED

Lote: CAM 20100385

Validade: 23/08/2012


Fabiana F. Gomes

5 comentários:

  1. Prezadas Bianca Gouveia e Fabiana,

    Estou muito sensibilizada com a história da Giovana. Estou passando por uma situação semelhante, gostaria de entrar em contato com ambas. Por favor entrem em contato, meu email é juridico@consuelomachado.com

    ResponderExcluir
  2. Estou acompanhando a saga da Giovana, sou amigo da Fabiana, a mãe dela, tudo isso que elas estão passando, essa mudança repentina de fórmula pelo governo é uma vergonha! Vamos nos alertar para tudo isso, como os nossos "queridos políticos" não estão nenhum um pouco preocupados com as necessidades da população e, sim com os benefícios que eles recebem, com os favores em aprovarem tais licitações/mudanças. É uma vergonha que uma criança que tem alergia à leite, encontrou uma fórmula que ela se adaptou bem, o governo não disponibilizará mais, é um leite caro, acreditamos que outras crianças, famílias tb passem por isso, vamos nos alertar! Elas não precisam de uma fórmula nova, e sim do leite que foi indicado e já ministrado e sem problemas para a alergia. Vamos buscar os nossos direitos e chamar a atenção das autoridades para esse fato! Ajudem!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Mamães aflitas, que assim como eu, estão na luta pela volta no fornecimento do Neocate. Infelizmente o AMINOMED causou reações alérgicas e foi comprovado pela pediatra e pelo gastroenterologista que o uso do Neocate deve ser exclusivo, não o podendo substituir por similar ou genérico.
    Bom, dei entrada com um processo dia 13/10 na Defensoria Pública aqui de SP e ontem fui ao Ministério Público Federal, além de ter formalizado por escrito e pessoalmente minha denúncia junto ao Centro de Vigilância Sanitária de SP, Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde e na Secretaria Municipal de Saúde. Vou ter um parecer da DF Pública no dia 21, mas não posso mais esperar até lá. Hoje, no Fórum aqui de Santana, me orientaram a procurar a Fazenda Pública. Na 2ª feira estarei lá!
    Minha denúncia inclusive foi postada no jornal O Estado de São Paulo do dia 12/10/2010, confiram: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101012/not_imp623627,0.php Vamos nos unir, esse fato não pode passar impune. A ONG Sempre Vita é quem tem me auxiliado psicológicamente, pois esta peregrinação deixa qq ser humano perturbado e sem chão! Sugiro que os procurem para que possamos centralizar e fortalecer esta corrente!!
    Site do grupo Sempre Vita: http://www.gruposemprevita.org.br/

    ResponderExcluir
  4. Ola Fabiana preciso da sua ajuda com informações de como continuar pegando o Neocate, pois minha filha Camila não aceita o AMINOMED, estou desesperada e não sei mais o que fazer. ME AJUDE. OBRIGADO
    claudia.renesto@ig.com.br

    ResponderExcluir
  5. MÃES UNIDAS P/ REGULARIZAÇÃO NA ENTREGA DE FÓRMULA
    Fazer chegar ao Ministério Público - Mamães e papais,
    Sei que já comentei com alguns de vocês que a ONG Sempre Vita foi quem me auxiliou na questão jurídica. O auxílio é totalmente gratuito e de muita valia. O objetivo desta ONG é facilitar o acesso a terapia nutricional em geral e informar / divulgar a importância dessa terapia, além de procurar uma solução junto aos órgãos públicos e à rede hospitalar pública.
    Para o nosso problema, referente ao fornecimento da fórmula de aminoácidos livres, eles possuem um processo em andamento junto ao Ministério Público. Seria interessante se todos nós entrássemos em contato com eles para incluir o nome de nossos filhos nesta relação. Temos que fazer número e nos mostrar!!!!
    Contato com a Sempre Vita:
    Tel: 0800 770 4599
    E-mail: contato@gruposemprevita.org.br
    Site: http://www.gruposemprevita.org.br/grupo.html
    Boa sorte a todas (os)!

    ResponderExcluir