quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Realmente conviver com a alergia alimentar não é fácil. Agora por exemplo estou em um momento “P” da vida... me perdoe até a expressão... mas sinceramente eu acho uma loucura, um disparate isso existir! Alergia a comida?????????????????????

Como gostaria que tudo fosse diferente.... mas não é. E preciso superar, lutar, vencer esse obstáculo.

Em março desse ano meu filho estava em uso de neocate exclusivo, desnutrido e em uso de sonda nasoenteral. Hoje ele já avançou bastante, tolera inclusive proteína animal. Ele já testou com sucesso os seguintes alimentos:
- arroz, aipim, batata, mandioquinha
- cenoura, abóbora, beterraba
- couve-flor, brócolis, feijão verde
- carne de rã e de frango
- laranja, banana, mamão, melão, tangerina, goiaba, melancia, coco
- linhaça, chocolate, óleos (oliva e girassol)
- alho, cebola, hortelã, salsa, cebolinha

Muita coisa, é verdade. Mas metade ele não gosta e não come tudo listado. Além de que na introdução temos intercorrências, algumas reações alérgicas. Fez reação a uva verde por exemplo. E é criança, as vezes temos umas viroses doidas e tudo faz ele perder o apetite e perder peso. No meu último post sobre nossa história ele tinha alcançado os 10Kg, e continua nele...

Mas nada se compara a reação ao leite de vaca. Acreditem mas estava escrito bem grande no rótulo: ISENTO DE LEITE DE VACA... e tinha traços.... maravilha, não é? Estou só aguardando o laudo da análise pra contar em detalhes pra vocês.

Por ele tolerar a proteína polimérica, ter avançado na introdução e estar agora em condições clínicas favoráveis vamos transicionar o leite, sair do neocate.

A transição deve ser feita sob supervisão médica em ambiente hospitalar devido ao risco de anafilaxia. Aí já começa o stresse... o teste de desencadeamento ainda não é considerado um exame e para o convênio cobrir é uma novela. Mas isso já consegui resolver.

Vamos fazer a transição para o peptamem que é um hidrolisado de leite de vaca. Foi escolhido esse ao invés do pregomim ou alergomed por ser o peptamem uma fórmula mais adequada à faixa etária de meu filho, é mais calórico, mais protéico, é indicado para crianças maiores de um ano. Mas aí vem a surpresa! Não é fornecido pelo governo.

É impressionante como somente nós, cidadãos é quem temos os direitos tolhidos. Por que nossos belos governantes ricos podem gastar desnecessariamente sem problemas! Mas garantir o acesso do meu filho à fórmula de alto custo isso não pode!

Viva o Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário