domingo, 17 de julho de 2011

Constição X APLV

Por Juliana Silva


A constipação é um problema bem frequente na infância, mas ainda muito difícil de ser diagnosticado. Essa dificuldade existe em função das controvérsias sobre a sua definição, mas, atualmente, ela é considerada um sintoma que pode estar relacionado com alguma das manifestações a seguir: eliminação de fezes duras ou em cíbalos (pequenas bolas), na forma de seixos ou cilíndricas com rachaduras; dificuldade para evacuar ou freqüência de evacuações menor que três vezes por semana (exceto no caso de crianças em aleitamento materno exclusivo). Os bebês que estão com prisão de ventre (como a constipação é popularmente conhecida) podem apresentar irritabilidade, abdômen duro ao toque, dor de barriga que melhora depois que ele faz cocô e traços de sangue nas fezes.

Há várias situações que podem estar relacionadas com a prisão de ventre como o uso de fórmulas infantis, baixa ingestão de líquidos pela mãe (quando o bebê ainda amamenta) e a introdução de novos alimentos. Ao se fazer uma investigação profunda da causa da constipação, é importante considerar tudo que possa estar relacionado a ela.

No caso da constipação associada à APLV, ela pode ser observada no primeiro ano de vida, logo após a introdução da proteína do leite de vaca na dieta, sendo em alguns casos o único sintoma visivelmente apresentado pela criança portadora da alergia. Por isso, é imprescindível que os pais estejam sempre observando o comportamento dos seus bebês e crianças para sinalizar para o seu pediatra a manifestação e persistência desse sintoma. Ele solicitará os testes necessários para diagnosticar a alergia e se não for esse o problema do seu filho outras causas poderão estar sendo investigadas para um diagnóstico correto, melhorando assim o bem-estar do seu filho.

Um comentário:

  1. Minhas duas filhas tinham este problema, as fezes saiam com sangue e duras o que me assustava muito e elas sofriam de mais para evacuar então foi me recomendado o remedio chamado Tamarine que se compra em qualquer farmacia,em apenas 2 meses este problema ja tinha sido resolvido, pois o Tamarine reeduca o instestino da criança,e até hoje 10 anos depois esta tudo normal.Espero ter ajudado.Regina

    ResponderExcluir