terça-feira, 13 de setembro de 2011

Workshop Autismo e Nutrição




No dia 07 de outubro 2011, acontecerá o “Workshop Autismo e Nutrição” com Cláudia Marcelino. Cláudia é autora do Livro "Autismo Esperança pela Nutrição" e criou um blog (http://dietasgsc.blogspot.com) em que disponibiliza receitas, informações e é um elo de ligação entre mães e familiares de pessoas com características especiais, em todo o Brasil e Portugal. O trabalho de Claudia é referência e case em Faculdades e Escolas de Nutrição e em Pós Graduação em Nutrição Funcional. Vencedora do Prêmio Orgulho Autista 2011, na categoria "Livro Destaque" e é com muito orgulho, mãe de Mauricio de 20 anos.

Atualmente encontram-se em andamento diversas pesquisas que apontam como terapia coadjuvante no tratamento do autismo uma dieta isenta de glúten e lactose. Uma das hipóteses principais sobre os benefícios da dieta se baseia na idéia de que alguns dos sintomas do autismo possam ser consequência de um excesso de opióides no organismo. A hipótese postula que a maior permeabilidade intestinal frequentemente observada em autistas permitiria que grandes peptídeos - resultantes da digestão incompleta do glúten e da caseína - possam cruzar a membrana intestinal. Estes peptídeos poderiam atuar como os opióides produzidos naturalmente no organismo, entrando na corrente sanguínea e então alcançando o sistema nervoso central. Postula-se que o excesso de opióides no sistema nervoso central poderia produzir alguns dos sintomas observados em indivíduos autistas. Assim, a retirada do glúten e da caseína da dieta produziria a melhoria dos sintomas em alguns dos portadores. A intervenção nutricional no autismo vai ainda mais além, não para apenas na questão dos opíóides endógenos. Por isso é muito importante que todos, pais e profissionais, entendam a importância de uma nutrição correta para esses indivíduos.

No workshop teremos uma programação teórica pela manhã (das 08:30 às 12:30h) onde será discutida a intervenção nutricional através dos seguintes temas:

- A influência da flora intestinal nos transtornos do desenvolvimento,

- O desenvolvimento do cérebro no comando dos orgãos e sistemas metabólicos,

- A influência dos alimentos no SNC,

- A alergia cerebral e as doenças psiquiátricas,

- A condição autoimune,

- A progressão dos danos,

- Como proteger o cérebro e alavancar os avanços,

- Como intervir e o que esperar.

E no turno vespertino (das 14 às 18h) acontecerá um curso de culinária sem glúten e sem leite onde Cláudia ensinará o pão francês, pastel, bolacha salgada, pizza e bolinho ana maria.

O local do evento será na parte da manhã no auditório da ABM – Associação Baiana de Medicina Rua Baependi, Nº 162, Ondina, e à tarde o curso de culinária será na cozinha gourmet da Casa dos Vinhos na Av. Jorge Amado, S/N, Lote 117, QD 15, Imbuí.
O público alvo são pais e familiares de autistas, profissionais da área de saúde em geral, celíacos, alérgicos, intolerantes e adeptos de uma dieta sem glúten e sem leite.

O investimento é de R$50,00 para quem se inscrever no workshop completo (manhã e tarde) e de R$30,00 para quem for participar apenas da aula teórica pela manhã. As inscrições serão realizadas através do e-mail contato@armazemdaalergia.com.br ou na loja Armazém da Alergia, na Rua das Rosas n.18, Loja 1, Pituba.

As vagas são limitadas! Serão 100 vagas pela manhã e 35 vagas pela tarde.

O evento é uma realização do Armazém da Alergia com o apoio da Casa dos Vinhos.

Maiores informações:
- (71) 4141-1513
- contato@armazemdaalergia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário