quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Alimentos especiais terão espaço em supermercado

Dentre muitos desejos um deles com certeza é ter facilidade em encontrar produtos específicos para nós e nossos filhos. Alimentos sem glutén, sem leite, sem ovo, sem milho, sem soja... nossa seria maravilhoso!

Para ser perfeito, os alimentos poderiam ser livres de traços, livres de contaminação cruzada ou ao menos com essa informação no rótulo!

Para que todos os nossos desejos se tornem realidade precisamos reivindicar nossos direitos! Unidos tudo será mais fácil.

Essa lei sacionada no Paraná mostra que é possível sim.



Celíacos, diabéticos e intolerantes à lactose paranaenses já podem comemorar uma importante vitória. Supermercados deverão oferecer espaço dedicado aos produtos para pessoas com restrições alimentares.

A lei no 16.496, de autoria do deputado estadual Marcelo Rangel, e sancionada pelo governador do Paraná, Orlando Pessuti, determina que todos os supermercados, e mercados com mais de três caixas registradoras para atendimento ao cliente, destinem um espaço exclusivo para a exposição de produtos alimentícios para pessoas com restrições alimentares.

De acordo com as informações da agência de notícias do Paraná, o secretário da Justiça e da Cidadania, desembargador Jair Ramos Braga, acredita que esta é uma questão de saúde pública, de justiça social e de política pública do governador. “Há muito as dificuldades em se identificar a composição dos alimentos tem produzido muitos prejuízos à saúde dos consumidores que não podem ficar à mercê da falta de informações necessárias ao consumo dos mesmos”, disse. “Com a lei, eles terão as informações necessárias ao entrar no supermercado e saberão se este fornece ou não esses alimentos; isso é respeito e acessibilidade”, comentou Rangel.

Os estabelecimentos que deixarem de cumprir a determinação receberão multa no valor de R$ 500 a R$ 25 mil, conforme a gravidade da infração e o porte econômico do comércio, além da conduta e do resultado produzido por esta. A lei entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Paraná.

Esta e outras iniciativas demonstram um aumento de conscientização por parte de nossos representantes políticos em relação as dificuldades enfrentadas por esta parte da população. Leila, do blog Delishville Sem Glúten, também comenta sobre a aprovação da nova lei e se demonstra otimista. Em seu post sobre o tema, ela acredita que em um futuro próximo esta lei ” já estará em âmbito nacional e com um número maior de produtos e fabricantes.”


Fonte: www.semlactose.com.br

Um comentário:

  1. Que conquista!!! Fiquei mto feliz com essa notícia. Que sirva de exemplo para o restante do país.

    ResponderExcluir