segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ciclo de Atualização Científica em Alergia Alimentar


Acontece no dia 20 de setembro, a partir das 19h, no auditório térreo da Faculdade Estácio-FIB, campus Gilberto Gil, rua Xingú, no bairro Stiep, mais uma etapa do Ciclo de Atualização Científica em Alergia Alimentar. A primeira das três palestras que compõe o encontro debaterá o “Tratamento da Alergia Alimentar”.

O objetivo do evento é promover a discussão a respeito da alergia alimentar, com o propósito de despertar o interesse da comunidade em relação a um tema que acomete 6% das crianças até três anos de idade e 3,5% dos adultos no mundo, além de capacitar e atualizar os estudantes e profissionais da área de saúde.

O ciclo, que mantém programação nos dias 18 de outubro e 22 de novembro com os temas: “Distúrbios Oromiofuncionais na Alergia Alimentar” e “Probióticos na Alergia Alimentar”, faz parte do projeto de Educação Continuada em Alergia Alimentar em parceria com a ABAPAA (Associação Baiana de Pais e Amigos de Crianças com Alergia Alimentar) e o curso de Nutrição da Estácio-FIB.

As inscrições podem ser realizadas através do e-mail associacaobaianaalergia@yahoo.com.br ou no dia do evento, a depender do número de vagas disponíveis. O Investimento é de R$ 5,00 (cinco reais) e 1Kg (um quilo) de alimento não perecível, entregues na chegada para a palestra. Será emitido certificado apenas para os inscritos por e-mail com 48 horas de antecedência do início do evento.

O Ciclo de atualização já aconteceu no primeiro semestre desse ano, quando foram discutidos os temas “Problemas nutricionais relacionados a alergia alimentar na infância”, com a nutricionista Sandra Valois e “Doença celíaca” com a gastropediatra Kátia Baptista.

A alergia alimentar é uma reação adversa a alimentos envolvendo mecanismos imunológicos. Cerca de 90% das reações são causadas por um grupo de oito alimentos: leite de vaca, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar. Nem todas as famílias podem arcar com o custo da fórmula utilizada na dieta das crianças com alergia alimentar dependendo, assim, do Estado para a sobrevivência.


Helane Carine Aragão
Jornalista responsável

Nenhum comentário:

Postar um comentário