quarta-feira, 1 de junho de 2011

"EU NÃO POSSO TOMAR LEITE"



No dia 01 de junho comemora-se o dia internacional do leite – Word Milk Day – uma iniciativa da FAO e das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura com o objetivo de divulgar a importância e os benefícios do consumo do leite.

Por isso, nesse mês de junho, A ABAPAA – Associação Baiana de Pais e Amigos de Crianças com Alergia Alimentar – aproveitará para chamar atenção para a situação inversa, onde não se pode consumir este alimento, o que vem se tornando um problema cada dia mais comum: a alergia ao leite de vaca.

Em virtude disso, no dia 19 de junho, acontecerá uma caminhada pacífica, com o objetivo de divulgar a alergia alimentar e chamar a atenção da sociedade para a problemática da dispensação das fórmulas alimentares especiais que as crianças com esta condição necessitam.

As crianças com alergia alimentar que não podem ser amamentadas necessitam dessas fórmulas especiais para garantir uma nutrição adequada. A maior dificuldade encontrada está relacionada à aquisição deste tipo de produto devido ao seu elevado custo. E na maioria das vezes é preciso recorrer ao Estado para garantir o fornecimento. Mas a burocracia e falta de comprometimento de muitos governantes tolhem o direito constitucional dessas crianças. O direito de todo cidadão brasileiro de ter a sua saúde e o seu alimento garantido. O problema é sério, pois cerca de 6% das crianças apresentam alergia ao leite de vaca e muitas não têm acesso digno ao recebimento das fórmulas.

Ao ingerir o leite de vaca, a criança alérgica pode apresentar diversos sintomas indesejados podendo evoluir até ao óbito, a depender da gravidade. Entre os sintomas temos: diarréia com sangue, distensão abdominal, vômito, dermatite, urticária, inapetência, déficit de crescimento, anafilaxia. O único tratamento para a alergia alimentar é a dieta de restrição do alimento que causa os sintomas para a criança e para a mãe, se ela ainda estiver amamentando. A fórmula especial para a criança pode custar entre R$100,00 a R$600,00 a lata de 400g.

Por isso vamos às ruas! Apoiem essas crianças e suas famílias!

Se você é de outra cidade organize uma caminhada para esse mesmo dia!

Repassem para amigos, familiares, colegas de trabalho, médicos, jornalistas, políticos!

Participem!

Onde: Farol da Barra – Salvador/Ba
Quando: 19/06/2011
Horário: 08hs

Informações:
associacaobaianaalergia@gmail.com
(71) 9200-2016

* Estaremos trocando as camisetas e bonés da campanha por brinquedos e/ou alimentos não perecíveis que serão doados ao Projeto Kirimurê no dia da caminhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário